"Ghiaccio Forte é uma colina solitária que se ergue nas planícies do sul de Maremma, onde existia um assentamento etrusco fundado no século VI A.C.
Esta fortaleza fortificada guardava o cruzamento que unia o centro e o sul da Itália e os seus vestígios ainda são visíveis não muito longe de onde está localizada a adega. O Albegna já foi um rio navegável que facilitava o acesso à fronteira, tornando Maremma uma parada inevitável para o comércio marítimo entre o norte e o sul do Mediterrâneo, a Grécia e a Itália, e as costas sul da França e da Espanha.
Vestígios arqueológicos mostram que os etruscos eram uma civilização próspera que praticava uma agricultura especializada. Cálices e ânforas (expostas no Museo della Vite e del Vino em Scansano) são a prova de uma cultura ligada ao azeite e ao vinho, que se tornariam produtos distintivos desta terra após a conquista romana em 280 aC.
O rótulo apresenta a coloração rubi, translúcido com aromas de frutas pretas, madeira, chá preto, folha de tomate e toffe. Já no paladar possui uma acidez pronunciada, tradicional da casta, com um corpo médio. Ideal para harmonizar com pratos da culinária do país como pizzas e massas ao sugo.
Premiação:
Safra 2021 - 90 Raffaele Vecchione, winescritic.com
Safra: 2022- 90 James Suckling
Safra: 2022- 92 Monica Larner, Robert Parker
Safra: 2022- 90 James Suckling"