Quais os melhores vinhos argentinos?
Atualmente, os melhores vinhos tintos argentinos são considerados os feitos com uvas malbec e bonarda. Já dentre os vinhos brancos argentinos, a produção feita com a casta Chardonnay e Torrontés vêm recebendo bastante destaque. Além de vinhos produzidos com a uva cabernet sauvignon, que rende excelentes rótulos tintos.
A região de Mendoza, na Argentina, é responsável por produzir por volta de 70% dos vinhos argentinos. Sendo uma das áreas produtoras de vinho mais importantes do Mundo. Com produtores pequenos e grandes, possui mais de mil bodegas, ou lojas de vinho. Mendoza é conhecida também pela sua elaboração de excelentes vinhos Malbec e vinhos Bonarda. Bons exemplos de exclentes vinhos tintos produzidos em Mendoza são o vinho tinto argentino Coral, um blend das castas Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon;**Cordero com Piel de Lobo** e o vinho tinto argentino Bianchi Soñador Malbec. e Chardonnay
Originária do sudoeste da França, a casta Malbec foi reconhecida mundialmente quando começou a ser produzida na Argentina, onde foi desenvolvida de maneira mais requintada e apurada, originando vinhos tintos excelentes e com mais fruta. Com uvas de polpa macia, cor preta azulada e cachos médios, produz vinhos tintos de cor vermelha púrpura intensa. O vinho Malbec argentino é encorpado, macio, concentrado, rico, muito agradável e aromático. Harmoniza perfeitamente com cogumelos, carré e cassoulet francesa. Alguns ótimos vinhos Argentinos Malbec são Cordero com Piel de Lobo e o vinho tinto argentino Bianchi Soñador Malbec
A segunda casta mais popular no cultivo na Argentina é a uva bonarda. Originalmente da região francesa de Savoie, está se destacando devido sua produção no leste de Mendoza, na Argentina. O vinho tinto Bonarda é frutado, mais ácido que o Malbec, com taninos suaves que harmonizam bem com carnes grelhadas, como frango, porco ou carne bovina.
A região de Salta, no norte da Argentina é uma importante extensão vinícola do país. Os vinhos argentinos produzidos em Salta estão cada vez mais populares mundialmente. Devido a altitude extrema em que os vinhedos são plantados, de 1400 a 3000 metros acima do nível do mar, as uvas da região possuem mais acidez, o que se traduz nos vinhos argentinos produzidos ali. É em Salta que existe a maior produção do vinho Torrontés da Argentina, mas também é possível encontrarmos vinhos Malbec de excelente qualidade fabricados ali.
Quando falamos de vinho argentino branco, falamos da casta Torrontés. O vinho Torrontés é um vinho extremamente aromático, complexo, saboroso, frutado e delicado. A casta é cultivada na Argentina em regiões de altitude elevada, como no Vale Cafayate, na região de Salta, o que potencializa ainda mais os sabores frutados e a acidez do vinho Torrontés, e suas notas de ervas e especiarias. O vinho branco Torrontés harmoniza com pratos picantes como Chilli mexicano, Masala Beans indiano, Chow Mein chinês, com aperitivos ou harmoniza ainda com pratos com peixe ou mariscos.