Pizza 4 Queijos
O importante é que os sabores fiquem bem equilibrados. Para isso, invista em queijos mais salgados, adocicados, amadeirados ou pungentes, assim como em texturas distintas (com tipos cremosos, elásticos e gratinados).
Caso for preparar a sua pizza, uma sugestão para ter uma receita bem equilibrada é misturar muçarela, catupiry, gorgonzola e parmesão. Os quatro tipos de queijos têm sabores únicos e cada um dará uma característica específica ao prato.
Na hora de escolher o rótulo, essa pizza merece
uma atenção especial. Por ser um sabor mais gorduroso, é necessário combinar essa pizza com vinhos de acidez bem presente e, ao mesmo tempo, com certa estrutura.
Se você pensa que vinho branco e pizza não combinam, saiba que isso não é verdade. Neste caso, por exemplo, os brancos encorpados, como os feitos com a uva chardonnay, além dos frescos sauvignon blanc com alta acidez, que ajudam na untuosidade do prato. Caso prefira os tintos opte pelos vinhos com boa acidez,como por exemplo os das uvas como pinot noir e barbera, merlot e sangiovese. Outra excelente opção é escolher um espumante brut cuja acidez colabora com a untuosidade da pizza.
Pizza Margherita
Já a pizza margherita, a mais tradicional da província de Napoli, é feita com tomates, manjericão fresco, muçarela de búfala e um fio de azeite. Foi nomeada assim em homenagem a Margherita de Savoy, rainha da Itália entre 1878 e 1900. Além disso, os ingredientes que a compõem representam as cores da bandeira do país de origem.
Como harmonização para um clássico italiano, na hora de escolher um vinho que combina com pizza margherita, o ideal é optar por um rótulo de origem semelhante, como o Tenuta Di Ceppaiano Chianti D.O.C.G., um blend das uvas cabernet sauvignon e sangiovese.
Pizza Cogumelos
Se você busca um sabor único e com textura diferenciada, sem dúvidas, esta é a escolha certa para você, especialmente se é vegetariano ou vegano.
Normalmente, ela leva molho de tomate, queijo, temperos e ervas, como alho, azeite de oliva, orégano, manjericão ou tomilho, além do ingrediente principal, os cogumelos.
Existem muitas variedades de cogumelos que podem ser usados, como os cogumelos brancos, portobello, shiitake, porcini, entre outros. Se você mesmo for preparar, é possível fatiá-los ou deixá-los inteiros. Tudo vai depender do tamanho e do tipo utilizado.
Os cogumelos, combinados com a crocância da massa e a cremosidade do queijo, podem ser harmonizados com um bom pinot noir, merlot, espumantes brut e nature, além de nero d'avola ser outra ótima opção.
Pizza Calabresa
Se for elaborar a sua pizza, opte por colocar molho de tomate, queijo mussarela e calabresas fatiadas. Opte por uma calabresa sem picância para que não tenha problemas no momento da harmonização. Pois o apimentado aumenta a sensação da graduação alcoólica, deixando ele mais "quente". Opte por vinhos elaborados como as castas syrah, pinotage e o carménère são ótimas escolhas. Estes vinhos possuem notas defumadas, que harmonizam muito bem com os pratos.
*Essas são as dicas do Divvino para o Dia da Pizza! *