Malbec e sua versatilidade
A casta tinta é famosa pela sua intensa cor, taninos suaves e seus característicos aromas de cassis, geleia de mirtilo, além de toques mentolados. Ela é plantada em todo o mundo, com destaque para Bordeaux na França além da região de Mendoza na Argentina.
Na região de Cahors, a uva expressa coloração intensa e taninos com garra, já nos aromas temos frutas pretas, madeira e toques de argila com o amadurecimento. Ao contrário do país da América do Sul, onde a variação de altitude da origem a líquidos desde mais encorpados e intensos, até mais elegantes e frescos com notas florais das altas altitudes. A passagem em madeira ou o amadurecimento em garrafa adicionam notas de especiarias ao vinho final.
Os tons da Malbec
É possível encontrar rótulos de malbec além do vinho tinto, na versão rosé. Aqui da origem a vinhos perfumados com notas de frutas vermelhas maduras e toque floral e no paladar, seus taninos são finos e aveludados com ótima acidez. Há também os clássicos vinhos espumantes que levam a casta em seu blend, entregando muito frescor a cada brinde. Para quem adora vinho branco a casta também traz grandes rótulos nesta versão, com aromas intensos e estruturados.
Harmonize
Os vinhos da casta apresentam mais taninos que outros tintos, além de serem encorpados. Assim combinando muito bem com pratos que contenham mais proteína, como carnes vermelhas assadas, cogumelos recheados, hambúrguer de carne e bacon ou de grão-de-bico, além de cassoulet e carne de panela.